26 de setembro de 2010

Dentes insensíveis ao bolso

Quando menos esperei, percebi que meus dentes são completamente insensíveis com o meu bolso. É que descobri ter sensibilidade dentária, uma dor insuportável ao comer ou beber alimentos gelados, quentes e ácidos. De primeira, achava que era uma cárie. Fui à emergência ortodôntica do meu plano de saúde super preocupada. Na verdade, essa ida ao dentista (que detesto!) foi uma tortura, pois a descoberta da sensibilidade aconteceu com o jato de ar daquela pistola (água/ar) da cadeira do dentista. A dor foi tamanha que bati no céu e voltei. Não foi apenas um jato, mas alguns jatos de ar! Quase chorei de desespero. Ai, veio o diagnóstico:

- Você está com sensibilidade dentária, devido a sua escovação que não está correta. Terei que fazer a restauração de um e, para os outros dois, você marca uma consulta. – disse o dentista.

Fiquei apavorada com a tal “restauração” e “outros dois”. Gelei e logo perguntei se teria necessidade da tal broca que faz aquele barulho maldito:

- Não se preocupe. Não vai precisar de anestesia e nem da broca. Irei apenas colocar a resina. – justificou o dentista.

Respirei aliviada. Ele fez a restauração em um dente e depois me deu a maior bronca sobre a minha escovação, explicando a maneira correta (de baixo para cima e vice-versa). A causa do meu problema de sensibilidade é o mais comum: a exposição da raiz dos dentes na área cervical/colo por causa da retração da gengiva (lê-se: gengiva levantada). Então, como a raiz do dente não está coberta pelo esmalte, sem a proteção da gengiva os milhares de buraquinhos, que fazem a ligação do feixe nervoso da polpa até a superfície do dente, ficam expostos. Um terço da população adulta, principalmente de 30 e 45 anos, tem dentes sensíveis.



Até ai, tudo bem. Marquei uma consulta para fazer a restauração nos outros dois dentes. No dia, expliquei a dentista o ocorrido que, também, me deu outra bronca.

- Mas eu já estou me vigiando e fazendo tudo direitinho! – logo me defendi.

Ela começou a fazer o trabalho e, a cada jato de ar, uma tortura. Pelo menos, a doutora foi mais delicada do que o primeiro que me atendeu. Os jatos eram bem de leve e com todo cuidado. Quando a dentista acabou, hora das orientações. A sugestão dela foi usar uma pasta dental específica para isso:



- Tem uma muito boa que está fazendo propaganda na televisão. É... esqueci o nome, mas é uma branca que vem dizendo nome sensitive. Você, depois de escovar normalmente, vai colocar um pouco no dedo e massagear os dentes sensíveis por um minuto. Escove diariamente.

“Hum... estou achando que isso é um total merchan durante a consulta”, logo pensei. Sabia que era a Colgate Sensitive Pró-Alívio, mas ela não disse o nome. Esperei que ela falasse, porém nada! Será que lá no consultório do meu plano não é autorizado isso? Porque ela não me passou receita, apenas orientou... Enfim...

Então, fui atrás do tal creme dental e levei o maior susto! A pasta tem um peso líquido de 50g e custava mais de R$ 8. Quase enlouqueci com o preço, mas logo pensei: “Tudo bem, é para o bem da minha saúde dentária”. Estou usando a danada faz algumas semanas e o efeito, de fato, é imediato: alívio! Mesmo assim, meus dentes continuam doendo um pouco durante o dia. Não sei se é porque estou pirangando ao usar a quantidade do creme, se meus dentes estão super, hiper, mega sensíveis, ou se o tal creme do alívio é “apenas imediato”...



Agora, vale uma reflexão:
Por que as indústrias de creme dental cobram tão caro pelo produto se um terço da população tem sensibilidade dentária? Normalmente, uma boa pasta de dente custa, em média, R$ 2, R$ 3, não é isso?

Acho que todos devem saber a resposta, não é? =P

Causas da sensibilidade dentária:
- Retração das gengivas devido à idade ou escovação inadequada;
- Bebidas ácidas, como refrigerantes, que causam a erosão do esmalte e a exposição da dentina;
- Bruxismo que faz com que todos ou a maior parte dos dentes se tornem sensíveis;
- Escovação com creme dental muito abrasivo, escovação incorreta ou em um número de vezes maior do que três;
- Gengivite, que pode causar a retração da gengiva;
- Dente lascado ou fraturado, com exposição da dentina;
- Alguns tratamentos dentários, como branqueamento, colocação de aparelhos ortodônticos ou restauração dentária.

Fontes e mais informações:
- Odontosites;
- Colgate;
- Isto É Gente;
- Colgate Saúde Bucal/Yahoo.

0 comentários:

Postar um comentário

Un recadito!