25 de julho de 2010

A saga da sexologia Crepúsculo

Todos nós sabemos que educar criança não é uma tarefa muito fácil. A situação se complica mais ainda quando se trata de orientação sexual. Pais e mães sempre se perguntam qual a melhor maneira de falar com seus filhos sobre sexo, até porque essa criançada está além do que nós pensamos. Muitos pegam dicas em livros de especialistas, revistas sobre o assunto, conversam com outros papais e mamães que já passaram por essa mesma experiência ou simplesmente contam com a orientação na escola. O que eu não imaginava era que “A Saga Crepúsculo: Eclipse” (EUA, 2010) servisse para “ensinar” a pirralhada e me colocar em uma situação constrangedora ao que se refere “sexo na adolescência”.

Minha mãe e eu resolvemos levar meu primo/irmão/filho de 12 anos para assistir o tal filme dos vampiros. Até ai, tudo bem. A faixa etária está de acordo. E como todo filme de adolescente, nada de cenas ousadas e picantes demais. Então, eis que surge a cena em que a protagonista Bella conversa com uma de suas cunhadas (não lembro o nome) sobre ter que ficar sozinha uma noite na casa da família vampiro com Edward. A cunhada vampira brinca com Bella, pedindo para ela agradecer. É que, para o pai da protagonista, toda a família vai sair para caçar e a convida. Mentirinha básica de adolescente quando quer aprontar. Atire a primeira pedra quem nunca fez isso!

Enfim, nessa cena, todos no cinema riem. Isso porque, há três filmes, os protagonistas mal se beijaram, ou seja, ninguém fez NADA, seca total. Meu primo, rindo, olha para mim e pergunta:

- Não entendi? Por que todos estão rindo?
- Bem, é... Deixa o filme acabar que eu explico. – respondi meio constrangida.



Ele fez uma cara de “poxa, queria saber para rir também” e, não muito contente, voltou a ver o filme. Ai, veio outra cena. Bella conversando com seu pai sobre sexo. Um papo bem constrangedor, em que o pai não consegue explicar muita coisa. Então, a protagonista, em um momento, se irrita e diz: “Pai, se você quer saber, ainda sou VIRGEM”. Todos no cinema riram novamente, fazendo barulhos gaiatos. Então, surge a pergunta fatal:

- O que é virgem?

Eu e minha mãe não aguentamos e caímos na gargalhada. E o pirra insistia em querer saber o que danado era “virgem”. Não parava de perguntar desesperadamente e nós duas não parávamos de rir, assim como as pessoas que estavam ao nosso redor.

- O que é virgem? O que é? O que é? O que é VIIIRGEEEEM!
- Calma, menino, agora, não posso explicar. Olha o filme. Silêncio! – respondi sorrindo.
- Mas eu quero saber AGORA! – gritou o pirra segurando meu braço.
- Seguinte, quando o filme acabar, a gente explica direitinho.

Pronto! Enfim, ele se acalma e continuamos a ver o filme. Quando acaba, eu e mãe continuamos dando algumas risadas discretas, lembrando do que tinha acontecido. E quem disse que o danado do pirra esqueceu o enigma “virgem”? Ah, ele puxou meu braço novamente, enquanto descíamos as escadas da sala:

- Você ainda não me explicou o que era virgem!
- Deixa a gente sair do cinema primeiro. – justifiquei para ele.

No caminho para o estacionamento, ele veio novamente com a mesma pergunta:

- Mãe, a senhora é mais experiente do que eu. – comentei saindo de perto dos dois e indo pagar o estacionamento.

Até que minha mãe tentou me fazer explicar, mas passei a peteca para ela. Ainda não tenho gabarito para isso (!). Os dois ficaram conversando por alguns minutos. Quando o olhei, comecei a rir novamente. O rosto do pirra se modificou por completo, como um ponto de exclamação no fim de uma frase. Foi quando eu perguntei:

- Gostou do filme?
- Gostei. – olhando para o horizonte.
- Você entendeu?
- Entendi. – respondeu após alguns segundos de silêncio.

Todas as respostas dele para as minhas perguntas se seguiam assim. De repente, um silêncio dentro do carro. Olhei para ele do retrovisor e o vi com uma cara filósofa: “Quer dizer que virgem é isso... Acho que não deveria ter perguntado aquilo no cinema tão alto...”

Resumo: O pirra sabe o que é sexo, claro. A questão foi que ninguém tinha falado antes para ele o que significa a palavra “virgem” e que ele era um!

1 comentários:

Hannah Sá on 25 de julho de 2010 às 21:29 disse...

Pow, Rafita, podia ter me levado também!! ;D

Nossa, saber o que é sexo e não saber o que é virgem é nova para mim... =P

Crepúsculo ajudando a família brasileira a falar sobre sexo, colega... xDD

Postar um comentário

Un recadito!